O que é a litoterapia?

Minerais, Cristais, Gemas e Pedras, Terapias Alternativas

Litoterapia – uma medicina não convencional:

o efeito terapêutico das rochas, pedras, gemas _ethnicaA Litoterapia é uma medicina não convencional que procura tratar sintomas físicos e psíquicos através dos cristais, rochas e minerais, por via da ressonância ou da vibração própria a cada gema. Esta vibração, por vezes também designada por “energia oscilante”, consegue penetrar e harmonizar o campo energético (e desde logo o bem estar) da pessoa, ou do órgão, directamente em contacto com, ou a proximidade, de determinado cristal, pedra fina ou pedra preciosa. Em virtude desta energia que lhes é própria, e também por serem um concentrado de minerais e de elementos, as gemas são utilizadas como instrumentos activos de cura e rejuvenescimento.

Contudo, acredita-se que o alcance das vibrações destes cristais aumenta com o seu tamanho. Ou seja, quanto maior o cristal, maior o raio de alcance dos seus benefícios.

A litoterapia procura interferir (regulando) sobre os campos energéticos internos, utilizando para isso a vibração própria a cada mineral. A vibração própria a cada mineral depende da sua composição química (e logo também da sua cor, dado que a cor dos minerais varia em função da sua composição química).

Os cristais que podem ser utilizados por esta terapia integram a família das pedras preciosas e das pedras semi-preciosas e existem em grande variedade:

O termo litoterapia surgiu há algumas dezenas de anos. Acredita-se que tenha sido formado na segunda metade do século XX, simultaneamente com o termo “fitoterapia”. O termo litoterapia tem origem nos termos gregos LITHOS (que significa pedra) e THERAPEIA (que significa cura).

O que hoje se define como  litoterapia é na realidade uma mistura de diversas técnicas ancestrais:

  • uso das pedras para massagem (massagem Amma do Japão);
  • técnicas chinesas usando os pontos do corpo (shiatsu e acupunctura);
  • uso de pedras como instrumentos de massagem do corpo (medicina ayurvédica da Índia);
  • chromoterapia (uso de cores para acalmar o corpo e o espírito).

Note-se também que na acupunctura chinesa, esferas em pedra eram escolhidas segundo as suas propriedades vibratórias, para serem colocadas numa extremidade da agulha, por forma a reforçar o poder energético das agulhas.

litoterapia terapia pelas ondas energeticas dos minerais rochas  pedras_ ethnica

Vibração, propagação de ondas evidenciando um característico padrão circular em espiral

Segundo os princípios da litoterapia, os cristais emitem uma energia, dita fina, com benefícios para o organismo, quer se trate de um mineral na sua forma bruta, polida ou talhada.

Tal como acontece com todas as terapias naturais, os princípios da litoterapia ainda não são suportados por evidências científicas, nem demonstrados por estudos científicos. No entanto, se a medicina convencional, já dá sinais hoje, em diversos países, de se interessar por esta e outras terapias naturais, talvez não seja somente fruto do acaso. Afinal, as observações empíricas que diversas civilizações foram repertoriando ao longo de milénios, talvez não estivessem totalmente desprovidas de fundamento.

Nota: O uso terapêutico dos cristais não substitui a medicina convencional, nem o diagnóstico de um bom médico.

Adoramos a sua visita ao blog!

Gostava de receber automaticamente as próximas novidades e publicações?

Até já!

ETHNICA HEADER WIX_MINI

Outros temas a descobrir:

ethnica ligue onde quiser

Anúncios

47 thoughts on “O que é a litoterapia?

Os seus comentários são bem-vindos. Por favor submeta-os neste espaço.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s