Cromaterapia e Estados Depressivos

Terapias Alternativas

Tratamento dos estados depressivos pela cor:

cromaterapia_ethnica

Os estados depressivos tornam-se mais comuns no inverno, época do ano em que os dias parecem mais curtos, há menos sol e mais chuva.

No entanto, saiba que é possível influenciar o estado emocional ressentido, usando adequadamente não só das cores, como também das formas e das matérias.

Hoje vamos falar um pouco acerca do tratamento dos estados depressivos, através da aplicação de princípios da cromaterapia, das formas e das matérias.

Não perca!

cromaterapia e linguagem das coresQuando se instala o estado depressivo:

O stress e os problemas com que temos de lidar diariamente, aliados a um cenário invernal que torna cinzento, meses a fio, o quadro à nossa volta: e estão criadas as condições certas para a instalação de estados depressivos.

A cromaterapia (terapia pelas cores), bem como a linguagem das formas e a linguagem das matérias, são ferramentas muito úteis, na hora de influenciar estados emocionais, mas não só.

A influência emocional e comportamental da cromaterapia:

As cores, as formas e as matérias têm uma linguagem própria que iremos detalhar em próximas publicações.  A cor é simbólica e psicológica ao mesmo tempo. As cores assumem valores simbólicos, que variam de cultura para cultura e evoluem ao longo da História. Mas o poder das cores também recai no domínio da Psicologia.

♥ DICA ♥

[TESTE DE PERSONALIDADE] : Qual a sua cor preferida? Revele os pontos fortes e fracos da sua personalidade, mediante a sua cor preferida 🙂

Seja ela qual for, esteja ela aplicada onde estiver, a cor tem o poder de nos fazer reagir. Antes de mais, convém assimilar um conceito simples. O uso das cores em casa, na roupa e nos acessórios, não só expressa o nosso estado emocional, como também tem o poder de influir sobre o estado emocional ressentido e também sobre distúrbios comportamentais.

Quando predomina o estado emocional com tendência depressiva, tema que abordamos hoje, deverão criar-se condições para alcançar equilíbrio emocional, sociabilidade e alegria. A cor mais adequada para alcançar estes objectivos é o cor de laranja.

Características do cor de laranja:

cromaterapia_2_ethnicaJá no ano de 1665, Newton descobria que a luz do sol, passando por um prisma, produzia um espectro de cores. Cada cor é caracterizada por um comprimento de ondas (campo energético) que lhe é próprio.

O cor de laranja é uma cor quente e acolhedora. O cor de laranja é alegria, generosidade e espiritualidade. É mais estimulante do que excitante. Estão comprovadas as suas virtudes altamente estimulantes sobre o organismo. É a cor dinamizadora dos sentidos e aquela que é atribuída ao 2º chakra, que é o chakra sexual. Um chakra é um ponto em que o corpo físico se interliga ao corpo não físico (subtil); num artigo próximo, abordaremos o tema dos chakras com mais pormenores. O cor de laranja é uma cor generosa e alegre que exprime simultaneamente humor e vontade de viver. As características específicas do cor de laranja fazem desta cor uma excelente escolha, se pretende lutar contra estados depressivos.

Aplicar o cor de laranja para combater estados depressivos:

cromaterapia_3_ethnica

Crie uma aura cor de laranja ao seu redor! Por ser uma cor generosa e estimuladora dos sentidos, o cor de laranja é adequado aos espaços de recepção e convívio, mas também às salas de jantar. Usado em acessórios de moda e no vestuário, o cor de laranja ilumina a pele.

Incrementar o poder da cor pelo uso da matéria:

sari_algodao laranja_escolha das materias_ethnica

As cores podem ser absorvidas e canalizadas para dentro do corpo usando uma série de técnicas úteis.

Em breve detalharei mais este tema, mas para  já, saiba que uma boa forma de canalizar as cores para dentro do corpo é usando fibras de algodão, seda e lã.

De facto, estas fibras agem como um filtro que permite a passagem da luz para dentro do corpo. Por essa razão, em todas as criações e têxteis à venda na loja Ethnica, privilegiamos sempre estas matérias naturais.

A importância da linguagem das formas no combate à depressão:

Para além da linguagem das cores e da linguagem das matérias, a linguagem das formas ensina-nos que o círculo é habitado por um tipo de energia particular.

O círculo evoca fluidez e mobilidade equilibrada. O círculo é a forma que incorpora o sentimento maternal. É discreto e simples, e ao mesmo tempo é uma forma que nos protege. É a forma da juventude, da serenidade, da suavidade, do carinho e das relações afectivas.

O círculo é portanto uma forma a privilegiar por quem pretenda contrariar estados depressivos. Os típicos acessórios de moda de forma circular englobam o anel de noivado ou pulseira que envolve o pulso. Certamente já ouviu falar da pulseira da amizade?

Não é segredo: o nosso bem estar só pode surgir da harmonia e do equilíbrio com as forças da natureza. Todas as criações Ethnica e todos os  nossos artefactos do mundo traduzem um estilo de vida orientado para um regresso ao equilíbrio e ao bem-estar.

Veja alguns dos nossos artefactos e acessórios cor-de-laranja favoritos:

♥ Encontre os seus artefactos favoritos na lojaethnica.com

Nota: A aplicação dos princípios da cromaterapia não substitui a medicina convencional, nem o diagnóstico de um bom médico. 

Agradecemos a sua linda presença no blog!

Já faz parte do Mundo Ethnica?

Escolha os seus conteúdos (GRÁTIS):

  • Receba as últimas do blog:  Siga o Blog(Rodapé)
  • Receba as últimas da loja e descontos: Newsletter
  • Subscreva as actualizações musicais: Músicas do Mundo

Até já, para outras maravilhas vindas de um mundo autênticamente Ethnica!

 

ETHNICA HEADER WIX_MINI

Talvez também goste de:

ethnica ligue onde quiser

Anúncios

Os seus comentários são bem-vindos. Por favor submeta-os neste espaço.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s