Prevenção do stresse: 9 técnicas simples

Bem-estar

Como não ser umPrevenção do Stressea fábrica de stresse?

Quantas vezes, em busca de soluções aos nossos problemas, passamos ao lado do essencial? Para quê procurar técnicas de relaxamento de stresse se ainda não sabe como fazer para não gerar o stresse? Antes de partir para as técnicas de relaxamento do stresse, aprenda primeiro a deixar de ser, você mesmo, uma autêntica fábrica de stresse, com estas 9 técnicas simples.

Prevenção do StresseSaiba reconhecer o que depende de si:

Antes de enumerarmos as 9 técnicas de prevenção do stresse, aprenda a fazer o seguinte.

Aprenda a distinguir tudo aquilo que, na sua vida, depende de si, daquilo que não depende de si. Um Senhor cheio de sabedoria, chamado Epitecto, um filósofo de há mais de 2000 anos atrás, já explicou que devemos primeiro aprender a distinguir o que depende de nós, daquilo que não depende de nós.

Então, já pensou quais são as coisas que, na sua vida, dependem inteiramente de si? Vou dar-lhe uma pequena ajuda: são apenas duas e são as mesmas para si e para toda a gente. Se ainda não adivinhou, aqui vai: nunca se esqueça que as únicas coisas que dependem inteiramente de si são:

  1. os seus desejos
  2. os seus pensamentos

Enquanto desejos e pensamentos dependem exclusivamente de nós e são a nossa obra exclusiva, outras coisas há que em nada, ou só em parte, dependem de nós, tais como o destino, a riqueza, a saúde e a doença, o poder e a reputação.

Assim chegamos a uma constatação fundamental para a prevenção do stresse e que se resume, mais uma vez, a uma frase do já citado filósofo:

“Não são as coisas que nos afectam, mas sim o que pensamos delas”

(Epitecto)

Por essa razão, se insistirmos na construção de pensamentos negativos (acerca de qualquer situação da nossa vida) estaremos a criar a nossa própria infelicidade.

1ª Técnica de prevenção do stresse: Positivar

Aplique o pensamento positivo em todas as circunstâncias da sua vida. Seja qual for o acontecimento, há sempre como encará-lo por um ângulo positivo (…ou negativo, mas é precisamente isso que não queremos fazer!). Segundo um autor de referência, em matéria de controlo de stresse¹, o pensamento positivo não irá transformar imediatamente um desempregado em milionário, mas irá, com toda a certeza, começar por operar mudanças profundas, transformando um homem infeliz, num optimista. Os pensamentos deslocam-se no espaço-tempo e têm o poder de influenciar quem nos rodeia e o mundo à nossa volta.

2ª Técnica de prevenção do stresse: Rir

litoterapia terapia pelas ondas energeticas dos minerais rochas  pedras_ ethnica

Propagação circular em espiral de ondas. O riso, o som, a luz, a energia são ondas

Ria porque rir é saudável. O riso é uma onda que funciona como uma ginástica suave, não só massajando os orgãos internos, mas também accionando exercícios respiratórios que vão ter como consequência oxigenar e desintoxicar o organismo².  Rir equivale a receber um bom tratamento de acupunctura. Bastaria um minuto de riso apenas para recolher os benefícios equivalentes a 30 minutos de relaxamento¹. O riso funciona assim como uma barreira anti-stresse.

 

 

3ª Técnica de prevenção do stresse: Cantar

O som também é uma onda. Revitalizar-se pela música é bom, mas revitalizar-se através de uma música emitida por nós é ainda melhor. Controlo da respiração, derivação psíquica ou vibrações do ar, trata-se da influência anti-stress do som. Certas músicas recarregam o ser humano, como se este fosse uma bateria, enquanto outras o descarregam. Canto e música: cada tipo de som produz um efeito diferente no corpo. Em caso de stresse, sons suaves proporcionarão calma e harmonia. Haverá que ser selectivo e ter em conta o volume, a tonalidade, o rítmo e a letra do que é cantado ou ouvido. Pense também na harmonia dos sons da natureza que também trazem grandes benefícios ao espírito.

4ª Técnica de prevenção do stresse: a Amizade

Seja Amigo do seu Amigo. O Homem alimenta-se por três níveis: corpo, psique e espírito. Falaremos, na técnica seguinte, da parte corporal. Ao nível psíquico, recebemos e emitimos pensamentos e emoções. Receber sem dar nada em troca leva ao egoísmo, à gula, à obesidade, ao desequilíbrio, ao stresse, degenerando por fim em doença e finalmente… Para ter dinheiro, amor ou criatividade é preciso saber dar para voltar a receber, sob pena de interromper a cadeia e criar assim bloqueios que com o tempo se tornarão asfixiantes.

5ª Técnica de prevenção do stresse: a Alimentação

É este o nível de alimentação corporal/ material do ser humano, esse mesmo que diz respeito ao input de materia para dentro do corpo. Prefira uma alimentação vitalizante que revigore as suas células, introduzindo frutas e legumes crus assim como sementes germinadas. Evite o álcool que interfere, sem nos apercebermos, com a adequada absorbção de certas vitaminas e oligo-elementos, presentes na nossa alimentação quotidiana. Evite o excesso de açúcar e fritos e varie a sua alimentação. Em artigos próximos, abordaremos aspectos muito interessantes acerca da fitoterapia, por isso, se ainda não segue este blog, siga Ethnica, na coluna à sua direita. Será então informado de forma automática das nossas actualizações.

6ª Técnica de prevenção do stresse: Pratique actividade física

A sociedade evolui no sentido de uma sedentarização crescente, com maior preponderância das actividades intelectuais sobre as actividades físicas. Uma actividade física regular previne o stresse, ajuda ao melhor funcionamento das glândulas, aumenta a capacidade respiratória, restabelece um certo equíbrio de vida perdido, como também fortalece o coração e ajuda a manter um rítmo cardíaco sujeito a menos variações. 15 minutos de actividade física diária trazem mais benefícios do que um dia de actividade física por semana.

7ª Técnica de prevenção do stresse: Respeite os rítmos biológicos da natureza

Viva de acordo com os rítmos biológicos da natureza. Aprenda a reconhecer e respeitar os ciclos diários, semanais, mensais, anuais e também os ciclos da vida e da morte, para viver em harmonia consigo e com o mundo. Saiba por exemplo que dormir entre as 22h00 às 3h00 da manhã é fundamental para um descanso profundo e restaurador. Saiba também que o corpo produz um máximo de insulina pelas 11h00 da manhã e posteriormente, embora de forma menos importante, pelas 18h00. São portanto boas horas do dia para se fazer a digestão de quantidades de alimentos mais importantes.

8ª Técnica de prevenção do stresse: Use as técnicas de visualização

As técnicas de auto-sugestão baseiam-se no princípio segundo o qual os pensamentos tendem a concretizar-se. As técnicas de visualização activam o cérebro e impulsionam o corpo. Estas técnicas consistem na construção de imagens mentais de acontecimentos positivos que desejamos tornar realidade. O objectivo desta técnica é persuadir o nosso inconsciente de que algo visualizado é real.

Quando o inconsciente se convencer da realidade de uma situação, acabaremos actuando inconscientemente de forma a concretizá-la. Para isso projecte um filme na sua cabeça, sempre o mesmo. Um único filme de cada vez (até concretização do objectivo). É importante visualizar cada mínimo detalhe de cada cena projectada. Assim, dependendo do que é pretendido, deverá não só visualizar, ouvir os diálogos e falar, responder, sentir os cheiros, sentir o vento, ou seja o que for e visualizar o seu objectivo concretizando-se, ou uma situação regredindo, etc. As projecções devem ser repetidas dezenas, centenas ou milhares de vezes, até o seu inconciente se convencer de que o filme projectado é real. Mas atenção! Nunca estas imagens mentais devem ser negativas ou isso atrairia muito mal para si. Se desejar, pode deixar em comentário qual a sua técnica favorita ou dar um exemplo de como já usou esta técnica.

9ª Técnica de prevenção do stresse: Use uma ametista

028________Segundo a litoterapia, a ametista tem um efeito calmante sobre os nervos e sobre o coração. Esta é portanto uma boa opção se pretende criar barreira contra o stresse. Experimente também colocá-la debaixo do seu travesseiro enquanto dorme, para ter um sono mais tranquilo e evitar os pesadelos.

Prometemos detalhar em outro artigo, que publicaremos em breve, uma ficha completa acerca de todos os benefícios da ametista. Se ainda não nos segue, aproveite agora e subscreva o blog Ethnica.

É tudo por hoje.

Até Já!

ETHNICA HEADER WIX_MINI

Colar pedra de cura tibetana_labradorite028________Diário Ganesh - Algodão e pedras semi preciosas

Talvez goste de:

ethnica ligue onde quiser

Notas:

¹ – Comby, Bruno. Controlo do Stresse Por Métodos Naturais. Cascais, 2002.

² – Vídeo YouTube: Les bienfaits du rire pour la santé par le Dr Henri Rubinstein

Anúncios

Os seus comentários são bem-vindos. Por favor submeta-os neste espaço.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s