Contacto do 3º grau com as profundezas do universo

História

Message in a bottle“Message in a Bottle” com destino extraterrestre

ou contacto com uma civilização humana pós-apocalíptica…

39 anos mais tarde, dia por dia, deparo-me com a insólita mensagem assinada pelo Presidente Jimmy Carter.

Em 1977, aproveitando um raro alinhamento planetário que não voltaria a repetir-se antes dos 175 anos seguintes, é propulsionada, a bordo da sonda espacial Voyager, uma declaração assinada pelo Presidente dos Estados Unidos, com destino às profundezas do universo: uma mensagem dentro de uma garrafa com destino ao infinito.

Posicionamento do isco de cobre visível na sonda Voyager

Posicionamento do disco de cobre visível na sonda Voyager – https://fr.wikipedia.org/wiki/Programme_Voyager

A mensagem, gravada em disco de cobre, cativa tanto pela selecção de conteúdos, como pelo misto de solidão, esperança e sentimento de irremediável fatalidade quanto ao destino do ser humano que parece transmitir; e diz o seguinte:nave espacial

 

Declaração

Esta nave espacial foi construída pelos Estados Unidos da América. Somos uma comunidade de 240 milhões de seres humanos entre os mais de 4 bilhões de habitantes do planeta Terra. Nós, seres humanos, ainda estamos divididos em estados nações, mas esses estados estão a transformar-se rapidamente numa única civilização global.

Nós enviamos esta mensagem para o cosmos. É provável que sobreviva um bilhão de anos pelo nosso futuro dentro, quando a nossa civilização estiver já profundamente alterada e a superfície da terra possivelmente largamente modificada. Dos 200 bilhões de galáxias existentes na via láctea, algumas, talvez muitas, possam ter planetas habitados e civilizações que viajam pelo espaço.

Caso uma dessas civilizações intercepte Voyager e consiga perceber o conteúdo destas gravações, eis a nossa mensagem:

Este é um presente de um pequeno mundo distante, um testemunho dos nossos sons, a nossa ciência, as nossas imagens, a nossa música, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos. Estamos a tentar sobreviver o nosso tempo, por forma a podermos viver no vosso tempo. Esperamos que um dia, quando tivermos resolvido os problemas que enfrentamos, possamos juntar-nos a uma comunidade de civilizações galácticas. Esta gravação representa a nossa esperança, a nossa determinação e a nossa boa-vontade num vasto e admirável universo.

 

Mensagem para o espaço-tempo

Voyager statement 2

Mensagem para o futuro

Que outros conteúdos contém a mensagem gravada no disco de cobre?

Imagens, sons, saudações de todos os países, músicas: pode descobrir aqui o conteúdo do disco de cobre.

capa da mensagem golden record

clique no Golden Record para aceder aos conteúdos da mensagem com destino ao infinito.

De quanto tempo a espécie humana ainda dispõe na Terra?

Stop warsQuanto tempo o ser humano ainda irá permanecer na terra é incerto.

Presume-se, contudo, que caso o Homem não provoque entretanto o seu próprio desaparecimento, desaparecerá ainda assim muito antes de ser chegado o tempo da terra entrar na zona quente do sol, provocando a evaporação dos mares (algures entre 1.75 bilhões e 3.25 bilhões de anos).

 

A espécie humana será a única civilização existente na nossa galáxia?

Na realidade, acredita-se que seja altamente improvável não existirem extraterrestres. Para obter uma resposta a esta pergunta o astrofísico americano Frank Drake elaborou duas listas de perguntas. A primeira lista reunia perguntas às quais se podia responder mediante observação e por cálculos. A segunda lista reunia perguntas às quais se podia responder mediante estimativas e conjecturas. Daqui resultou poderem existir cerca de 4000 civilizações na nossa galáxia.

Terra & Vida: que informações já temos como certas?

Julgamos saber que o planeta terra exista há cerca de 4,54 bilhões de anos (4540 milhões de anos).

Os insectos terão aparecido há 400 milhões de anos. As plantas com flores há cerca de 130 milhões de anos.

Embora os fósseis do tipo Homo mais arcaico datem de 2.8 bilhões de anos (2800 milhões de anos), os restos de homem anatomicamente moderno (Homo Sapiens) datarão de entre 195000 a 160000 anos atrás, apenas!

Tanto o Homo do tipo mais arcaico, como o Homo Sapiens, foram descobertos na África Oriental. Mais tarde, isto é, há cerca de 100.000 anos, o homem Sapiens (moderno) começa a viajar e coloniza o mundo: o rasto do Homo Sapiens volta a ser encontrado, desta feita, no Médio-Oriente. E finalmente, há cerca de 40.000 anos, a partir do Médio-Oriente segue-se o seu rasto em direcção à Ásia, Austrália e finalmente Europa.

Localização presente e futura da mensagem estraterrestre

Sonda Voyager2 e o golden record

Sonda Voyager2 e o golden record

A mensagem na garrafa continua a percorrer 500 milhões de kilómetros por ano. 39 anos mais tarde, a solitária mensagem continua a afastar-se do planeta terra em direcção aos limites do sistema solar, à velocidade de 17 km/ segundo. Voyager 1 encontra-se já a mais de 20 bilhões de kilómetros de nós, aproximando-se da zona em que o vento solar choca com uma nuvem de gaz que atravessa o astro. Passada esta barreira, Voyager e as sondas Pioneer serão os únicos objectos construídos pelo homem a terem transposto os limites da bolha de protecção do Sol.

No seu conteúdo a mensagem atesta poder muito bem sobreviver durante os próximos 1000 milhões de anos. Já cá não estaremos para verificar.

 

 

 

 

 

Até já, para outras maravilhas vindas de um mundo autênticamente Ethnica!

 

ETHNICA HEADER WIX_MINI

f1

Colares tibetanos e pingente ametista

Pedra da lua, labradorite, ametista: Colares terapêuticos tibetanos e talismãs

f1

Não perca:

Referências:

Message in a Bottle: Contacto do 3º grau com as profundezas do universo #extraterrestre #voyager #terra #galaxia #GoldenRecord

Anúncios

Os seus comentários são bem-vindos. Por favor submeta-os neste espaço.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s